O quiabo é um legume longo, com formato cilíndrico e de coloração predominantemente esverdeada, de uma espécie de planta tropical e anual cujo nome científico é Abelmoschus esculentus.
Esta planta, comummente conhecida como quiabeiro, possui caule, folhas verdes grandes, flores hermafroditas amarelas que pode atingir até três metros de altura.
De origem africana, o quiabeiro é actualmente cultivado em várias regiões tropicais, subtropicais e temperadas do mundo.
Presente na culinária de várias regiões em todos os cantos do mundo, principalmente em África, Índia Brasil pode ser consumido cru em saladas, refogados, cozidos, assados ou até grelhados. O quiabo tem um perfil nutricional muito apelativo apesar de se muito viscoso. Ele é rico em vitamina A, C e B1 e possui ainda em sua composição minerais como o cálcio, fibras e proteínas. Por fornecer poucas calorias, 100 gramas contém cerca de 30 kcal, o quiabo pode ser consumido em dietas com restrições calóricas e com a vantagem de ser um alimento de fácil digestão.
Além de todos estes nutrientes presentes no quiabo, anti-úlceras, anticancerígeno, reduz ataques cardíacos, diminui o colesterol sanguíneo, alivia desordens intestinais, inflamações no cólon e úlceras no estomago.
Neutraliza ácidos, lubrificante do trato intestinal, ajuda na melhora de queimaduras e pode ser utilizado no tratamento de inflamações nos pulmões, intestino irritável e dores de garganta.
Ainda hoje ponho algumas receitas maravilhosas com quiabos.
Sem comentários:
Enviar um comentário