Este blogue fala de África, das suas tradições, da sua culinária, da sua terra e da sua gente. Quem gosta de África e em especial de Moçambique, país do meu coração, tem de seguir...

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Coco

 Coco


Como boa "Zambeziana" que sou não podia deixar de falar de um fruto maravilhoso da nossa Zambézia, o coco.

 


O Coco, fruto do coqueiro, originário da Índia Ocidental, com uma camada externa grossa e fibrosa, tendo no meio miolo que constitui o Coco propriamente dito. Esse miolo tem forma ovalada, com uma das pontas mais dura e pontiaguda, na qual existem três "olhos". A casca castanha e dura cobre uma camada interna, branca e macia, com cerca de 2 cm de espessura, chamada polpa. Dentro desta última camada há um líquido esbranquiçado, conhecido como a água de Coco.

Do Coco, pode-se aproveitar tudo. A camada externa serve para fabricar capachos, brochas, escovas e tecidos grossos para sacos. Da casca dura do miolo, fazem-se objectos caseiros.
As partes comestíveis do fruto são a polpa branca e a água, que podem ser consumidas quando o fruto ainda está verde ou depois de maduro. Quando verde, a polpa é consumida com colher e a água bebida como refresco, pelo seu sabor adocicado e agradável. Da polpa madura, extraí-se óleo e leite de Coco.
A gordura pode usada na alimentação e no fabrico de sabão, detergentes.

O leite de Coco, puro ou com água, usado para preparar pratos doces e salgados, é extraído da polpa fresca ralada e prensada. Também a seiva do coqueiro pode ser usada como bebida refrescante.
O valor nutritivo do Coco varia de acordo com o seu estado de maturação. À medida que a polpa amadurece, aumenta seu teor de gorduras. Também contém sais minerais, como potássio e fósforo e proteínas importantes para o funcionamento do organismo.
Coco verde- Não é fácil encontrar mas existe em alguns hipermercados. A polpa deve ser tenra com a consistência de um creme.

Coco seco- Encontrado em feiras e supermercados, deve ser escolhido em função do seu peso e da quantidade de água que tem. Para saber se está em boas condições, é suficiente bater com uma moeda na casca: se ele estiver fresco, o som é estridente; se o som for oco, indica que a fruta está estragada.

Coco ralado fresco- Deve ser consumido no mesmo dia da compra ou conservado na geladeira por apenas um dia.

Coco desidratado puro- É encontrado em pacotes de vários tamanhos. Conserva o sabor por bastante tempo e volta à forma natural desde que seja acrescido de água por alguns minutos.



Leite de Coco- Pode ser encontrado em frascos de vidros e latas de diversos tamanhos. A qualidade depende do tempo de fabricação e, quanto mais recente, melhor o estado do produto.


Espero que gostem, eu gosto de coco de todas as maneiras e feitios.

Sem comentários:

Enviar um comentário